quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Construtivismo x Método Montessori

Meu filhote ainda não está na época de mudar de escola, tem somente 2 aninhos e gosto bastante da escolinha dele, mas as mamães já encontram-se cheias de questionamentos em relação à escola, qual a melhor, bilíngüe ou não, qual o método de ensino...e assim vai... Tentando esclarecer algumas dúvidas, pesquisei na internet sobre o método de ensino, Construtivismo ou Montessori e aqui vai algumas definições que encontrei:


Construtivismo abrange a idéia do “em processo”, ou seja, do estar se construindo, no campo educacional, é a idéia do conhecimento como algo não finito. O meio físico e social é uma questão que tem de ser levada em consideração. A interação do indivíduo com esse meio e suas ações vão contribuir para esse processo de conhecimento. Há uma crítica e um questionamento ao sistema educacional que insiste em transmitir conhecimento pronto (acervo cultural), o construtivismo acredita que o conhecimento e todo o processo educacional é construído a partir de realidades sociais tanto do aluno quanto do professor, onde se estabelece uma relação de complementariedade juntamente com a bagagem cultural. Uma visão não construtivista valoriza a transmissão, tendo a linguagem como seu maior elemento, na construtivista a ênfase se dá na tematização, o conhecimento só pode ser visto como um "tornar-se" e não como um "ser", tem-se a idéia de que a criança já sabe escrever desde o primeiro dia de aula, ainda que este seu saber conhecerá muitos aperfeiçoamentos tal que se torne mais legível e publicável para seu autor ou para um outro. Saber ouvir ou desencadear na criança só aquilo que ela possui como patrimônio de sua conduta, como teoria de sua ação, como esquema assimilativo. Assim acreditava Piaget. Na perspectiva dessa tendência um conhecimento sobre algo, seja num plano individual, ou coletivo, só é possível enquanto uma ação, ação que produz este conhecimento E nesta teoria interessam, sobretudo, os aspectos lógicos e matemáticos da ação. Lógicos porque se trata de um sujeito ou uma sociedade construírem ou reconstruírem os procedimentos necessários àquela produção. Sabemos que tanto em termos físicos quanto simbólicos algo só acontece se certos instrumentos ou meios forem coordenados no espaço e no tempo, tal que as relações entre seus elementos produzam resultado consistente com um objetivo. A lógica expressa este "fazer bem" da ação, isto é, estas regras de procedimento, esta sintaxe, sem a qual algo não se constitui como um "objeto" ou acontecimento. O professor construtivista deve saber muito a matéria que ensina. Mas, por uma razão diferente, antes, tratava-se de saber bem para transmitir ou avaliar certo. Agora, trata-se de saber bem para discutir com a criança, para localizar na história da ciência o ponto correspondente ao seu pensamento, para fazer perguntas inteligentes, para formular hipóteses, para sistematizar, quando necessário. O conhecimento científico sobre determinado assunto será sempre referência principal. Mas, não se trata de saber para impor, submeter ou induzir uma resposta na criança. Em uma visão não construtivista a resposta ou mensagem do professor é o que interessa, já na visão construtivista, é a pergunta ou situação problema que ele desencadeia nas crianças. Uma aula não construtivista pede o silêncio e a contemplação do ouvinte, uma aula construtivista pede o ruído e a manipulação, nem sempre jeitosa, daqueles que, tendo ou aceitando uma pergunta, não estão satisfeitos com o nível de suas respostas. Concluindo, o construtivismo afirma que as pessoas constroem conhecimento interagindo de forma ativa com o meio ambiente. Não se é, nem pode ser um mero banco de memórias que absorve passivamente o que se vê, ouve, sente, toca ou lê, pois não é desta forma que se constrói conhecimento. Por outro lado, isso não significa que ao ler ou ver não se possa aprender nada, se pode sim, porém, não há na aquisição de conhecimento o diferencial que é a transferência de informação de cérebro pra outro”.


O Método montessori ou pedagogia Montessoriana relaciona-se à normatização (consiste em harmonizar a interação de forças corporais e espirituais, corpo, inteligência e vontade).
As escolas do Sistema Montessoriano são difundidas pelo mundo todo. O método Montessoriano tem por objetivo a educação da vontade e da atenção, com o qual a criança tem liberdade de escolher o material a ser utilizado, além de proporcionar a cooperação.
Os princípios fundamentais do sistema Montessori são: a atividade, a individualidade e a liberdade. Enfatizando os aspectos biológicos, pois, considerando que a vida é desenvolvimento, achava que era função da educação favorecer esse desenvolvimento.
Os estímulos externos formariam o espírito da criança, precisando portanto, serem determinados.


Beijos Ana Paula.

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