terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Painéis Portinari - Guerra e Paz

Vai aqui minha dica cultural, que diz respeito à exposição dos painéis pintados por Candido Portinari, chamados Guerra e Paz, em exposição no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Entre 1952 e 1956, Candido Portinari pintou os painéis, de 14m por 10m, encomendados pelo governo brasileiro a sede da ONU, em Nova York. Devido a uma grande reforma no edifício sede da ONU entre 2010 e 2013, criou-se a oportunidade inédita de expor os painéis no Brasil.A guarda dos painéis ao Projeto Portinari ficará até agosto de 2013.
Em 1956, antes de serem entregues às Nações Unidas, os painéis foram expostos no Teatro Municipal e hoje 50 anos eles retornaram para serem apresentados novamente ao povo brasileiro exatamente no mesmo local.

Eu enfrentei a fila para ver, e posso dizer que não há palavras para descrever tamanha grandiosidade, os painéis passam detalhes numa leveza que não consigo descrever, são magníficos.

Uma curiosidade que envolve este trabalho e que vale ser ressaltada é que quando Portinari recebeu o convite para realizar os painéis, ele já estava proibido de pintar pelos médicos, que tentavam amenizar o processo de envenenamento pelas tintas, mas o pintor não recusou ao desafio e ao maior trabalho de sua vida.

Para ver os painéis é preciso enfrentar uma fila, pois é feita uma apresentação ao público a cada duas horas. Em torno de 1000 pessoas entram por vez, cada qual recebe um ingresso para assistir a uma pequena apresentação, com direito a partes holográficas e tudo. Ao final é possível apreciar de perto os painéis. Seguem as fotos que tirei via meu celular.



"Guerra e Paz."

"Guerra"

"Paz"

Mais detalhes sobres os painéis acho que vale a pena vocês irem conferir. Ganhasse um folder com detalhes sobre os painéis e além disso é possível conferir como ficou o Teatro após sua obra de restauração e para quem não o conhece é uma excelente oportunidade para tal. Um grande abraço Ana Paula.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro comentários!!!