Há pouco tempo atrás escrevi um post falando sobre a linha pedagógica. Neste mês de outubro a revista Pais & Filhos vem justamente com uma matéria falando sobre este assunto de uma forma mais clara e objetiva. Então venho aqui dividir com vocês as diferentes linhas de educação:
Tradicional – O papel do aluno é assimilar o conteúdo que o professor traz pronto para a sala de aula. A criança aprende por meio de teoria e é submetida a provas.
Construtivista – O conhecimento não é passado de professor para aluno, mas é construído pela própria criança por meio da experiência e da troca. Dessa forma, o aluno adquire autonomia. Nas avaliações, vários aspectos são levados em conta, como a participação em sala de aula e os trabalhos. Trabalha o raciocínio e o pensamento.
Sócio-construtivista – Também leva o aluno a construir seu conhecimento por meio da experimentação e desenvolve alunos mais críticos. O conhecimento acontece quando a criança interage com o meio.
Montessoriana – Trabalha na base da experimentação e cada aluno pode aprender no seu ritmo, escolhendo o que quer fazer. Trabalha a independência e a autonomia.
Waldolf - A criança é respeitada no seu tempo. A escola faz acompanhamento individualizado e dá ênfase em artes e trabalhos manuais. Não há atribuição de notas da dorma usual e os alunos não são reprovados.
Fonte: Revista Pais & Filhos de Outubro de 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Adoro comentários!!!